sexta-feira, 4 de julho de 2014

TENHO CIÚMES E AGORA????



E esta semana está sendo para lidar com ciúme de pacientes:
- Paula o que eu faço, desconfio, imagino coisas, as vezes até entendo que são absurdas e tento controlar, mas quando vejo, já estou fazendo outra vez.
- Paula, sinto ciume de todas as mulheres que se aproximam dele, até mesmo de irmã e pior são as amiguinhas...
- Ele não retorna meus chamados na hora, não fica muito comigo, ele não deve gostar de mim ou está fazendo algo errado...
- Bem... (digo eu)... a primeira constatação sobre ciume que eu trabalho é: se goste mais, se dê mais tempo, se cuide, se conheça.
- A segunda é: ninguém é de ninguém e todos são livres para partir e ser quem são.
Se você está focada (o) demais na sintonia do ciume, conversar e esclarecer é o primeiro passo, pois sempre vamos precisar de alguém mais lúcido que nós em alguns momentos. Depois, é conversar abertamente com a pessoa sobre esta questão. Quando o ciume bate incontrolável é sinal de que você acha que a pessoa é sua, sua propriedade, seu suporte, sua tábua de salvação e para uma mente sã, as coisas nunca devem funcionar assim, pois um dia, todos vão embora... E sem sua tábua, você corre o risco de morrer afogado!!
Voltar para dentro de si e se conhecer é a primeira meta quando você nasce e no seu caminho vão existir gatilhos, ou seja, pessoas e situações que disparam dentro de você o que você veio curar. Então, ao invés de colocar a culpa nas atitudes do outro, você deve focar o que aflorou: o ciume no caso.
Se seu ciume realmente é porque a pessoa não está nem aí para você, faça um favor a si mesmo (a), busque se dar atenção, busque se priorizar ao invés de ficar mendigando com choro, gritos e lamúrias uma atenção que não vale a pena você gastar tempo. Há alguém show de bola por aí, só esperando você sintonizar no seu merecimento, merecimento de que você merece um relacionamento onde as coisas fluam e te deem um retorno satisfatório.
Quando há traições, bem, lá vem a lei do auto - merecimento outra vez, você só deixa na sua vida aquilo que quer...
Enquanto você não preencher esta carência, este vazio com autoconhecimento, qualquer um vai ser mais importante que você, você vai dar seu tempo, seu foco e sua atenção para qualquer um que passar e vai se privar de qualidade de tempo que pode passar com você mesmo e com quem te prioriza.
Se o ciume é coisa da cabeça e sua carência está à mil, bem, hora de achar tempo e conversar consigo mesmo, ou seja, quando damos vazão para pensamentos obsessivos e ideias mentais psicóticas ou neuróticas, com certeza, há todo um plano espiritual inferior e tenebroso incentivando as coisas a ganharem uma proporção assustadora e acontecer as famosas besteiras: como corpos em malas, ahahahahah, brigas físicas, 007 atrás do outro, ataques verbais horrendos...
Busque auxílio se a questão em pauta é qualquer uma destas que mencionei, pois ninguém merece viver assim ou estar com alguém assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário