segunda-feira, 21 de março de 2011

Bioenergética ou Alongamento Bioenergético.

ZONAS DE TENSÃO:



O indivíduo que não respira corretamente reduz a vida do seu corpo. Se não se movimenta livremente, limita a vida do seu corpo.
Se não se sente inteiramente, estreita a vida do seu corpo e, se sua auto – expressão é reduzida, o indivíduo terá a vida de seu corpo restringida.
A bioenegética é uma técnica que ajuda o indivíduo a reencontrar – se com seu corpo, e tirar o mais auto grau de proveito possível da vida que há nele.
A técnica de alongamento bioenergético visa o trabalho corporal e o manuseio dos membros para que estes liberem energias estagnadas e couraças musculares que são trazidas de vidas anteriores ou da gestação, as quais privam o indivíduo de sorrir, andar com movimentos livres. As quais fazem o indivíduo “engolir sapos”, suportar situações desnecessárias,  dores articulares e musculares e tantas outras formas de sofrimentos que não mais são necessários para a vida do ser.



                                                      Zonas Musculares de Tensão


Existem sete zonas de tensão localizadas no corpo psicossomático:

1ª - ZONA OCULAR: OLHOS

Medo, desconfiança, sofrimento, concentração, agressão, crítica.

2ª - ZONA ORAL: MAXILAR

Repressão verbal da vóz, ira.

3ª - ZONA CERVICAl : OMBROS

Responsabilidades

4ª - ZONA TORAXICA: PEITORAL E INTERCOSTAIS

PEITORAL: Repressão e patologias afetivas.

INTERCOSTAIS: Angústia.


5ª - ZONA DIAFRAGMÁTICA: DIAFRAGMA

Ansiedades e medo do futuro.

6ª - ZONA ABDOMINAL:

Emoções primitivas como o medo da sobrevivência.


7ª - ZONA PÉLVICA: PÉLVIS

Repressão sexual, tensão genital por repressão, tensões em situações de perda.


As emoções acontecem em pares:

Dor relacionada à tristeza.............................Prazer.
Medo..................................................................... Confiança.
Raiva....................................................................................... Amor.


Dor: Indivíduos fisicamente mais redondinhos, peito mais cheio em cima e musculatura flacida.

Medo: Indivíduos que tem dificuldades em sentir confiança, corporalmente mais magros, contraídos no peito e barriga, olhar mais aberto, vigilante e fixo.

Raiva: Indivíduos com incapacidade de amar, mais sanguineos, rosto mais colorido, mais músculos nos braços e pernas, olhar mais fechado, penetrante e felino. Corpo preparado para a luta. Corpo atlético.

Dor > se descarrega com o choro.
Medo> se descarrega com tremor e gritos.
Raiva> se descarrega com gritos, xingamentos e agressões físicas.

KI e SANGUE.

Duas substâncias essenciais, KI e SANGUE, são necessárias para a manutenção da vida. KI, em um sentido mais restrito refere - se à energia vital, à força motora principal de todas as atividades da vida.
O KI tem duas funções fundamentais, alimentar o organismo e protegê - lo contra distúrbios externos. Geralmente é acompanhado pelo sangue.
O sangue precisa de KI para se manter em movimento e KI precisa de sangue para ser gerado.

O que provoca estaguinação de KI - SANGUE?

Fatores patogênicos externos:
Vento
Frio Calor do verão
Umidade
Secura
Fogo


Fatores patogênicos Internos:

Euforia demasiada
Ansiedade
Ira
Preocupação
Luto
Medo
Choque


O KI em Cinco Diferentes Níveis:

1° e mais profundo localiza - se dentro dos ossos -   Água
2° nível localiza - se nos músculos -    Madeira
3° nível localiza - se nos vasos sanguineos -     Fogo
4° nível localiza - se na região subcutânea -    Terra
5° nível localiza - se na superfície da pele -    Metal

Todos os canais ou meridianos utilizados no Shiatsu ou Do In, Acupuntura, Tui Na e outras técnicas orientais pertencem ao 4° Nível.



Camadas Defensivas.

I-  CAMADA DO ÉGO > AS DEFESAS TÍPICAS DO ÉGO SÃO: NEGAR, DESCONFIAR, CULPAR, PROJETAR E RACIONALIZAR.

II-  CAMADA MUSCULAR > PROTEGE O INDIVÍDUO CONTRA A CAMADA SUBJACENTE DOS SENTIMENTOS E SENSAÇÕES REPRIMIDAS, AS QUAIS NÃO OUSA EXPRESSAR.


III - CAMADA EMOCIONAL > INCLUI AS EMOÇÕES REPRIMIDAS DA RAIVA, PÂNICO OU TERROR, DESESPERO, TRISTEZA E DOR.


IV- O CENTRO OU CORAÇÃO.

DO QUAL DECORREM OS SENTIMENTOS DE AMAR E DE SER AMADO.


COURAÇA MUSCULAR DO CARÁTER.

SOB O ÂNGULO SOMÁTICO ELA É O CONJUNTO DAS TENSÕES MUSCULARES QUE INIBEM A EXPRESSÃO DO ORGANISMO, O QUAL INTERROMPE E INTERCEPTA A ONDA EMOCIONAL OU A CORRENTE VITAL, CRISTALIZANDO - A SOB A FORMA DE CONTRAÇÕES MUSCULARES.
O ORGANISMO ENCOURAÇADO SE MOVIMENTA COMO O "FREIO DE MÃO PUXADO", POIS ESTÁ CONTIDO E IMPOSSIBILITADO EM SUAS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS.
O MECANISMO MODELADOR DA COURAÇA É A REPRESSÃO, A QUAL ATUA COMO UM MEIO DE EVITAR A DOR, ATENUAR A ANGÚSTIA E ASSIM PROTEGER O ORGANISMO DE AMEAÇAS REAIS E IMAGINÁRIAS.

A COURAÇA MUSCULAR DO CARÁTER ESTÁ FORMADO PELA SOMA DAS CONTRAÇÕES MUSCULARES CRÔNICAS
+
A LIMITAÇÃO FUNCIONAL DO PROCESSO RESPIRATÓRIO.



" NÃO É À TOA QUE DESDE SEMPRE LEVANTAR A CABEÇA É O PRIMEIRO SINAL DE AUTO - AFIRMAÇÃO E BAIXÁ - LA O PRIMEIRO SINAL DE SUBMISSÃO.
NÃO HÁ OPRIMIDOS DE CABEÇA ERGUIDA, POIS O PRIMEIRO SINAL DE REBELDIA É ESTE."



REICH CHAMOU DE CARÁTER NEURÓTICO O INDIVÍDUO INCAPAZ DE SE ENTREGAR AO FLUXO DE SENSAÇÕES, E TAMBÉM DE DESCARREGAR POR COMPLETO O NÍVEL DE EXCITAÇÃO DO ORGANISMO. ESSA INCAPACIDADE IMPEDE QUE O ORGANISMO REGULE O FLUXO DE SUA ENERGIA, MANTENDO SEMPRE NÍVEIS DE TENSÃO, INSATISFAÇÃO, CONFLITO, FONTES GERADORAS DE SINTOMAS E DISTÚRBIOS SOMÁTICOS E PSÍQUICOS, A QUAL CHAMAMOS DE IMPOTÊNCIA ORGÁSTICA.



NO CARÁTER GENITAL O INDIVÍDUO DOTADO DE FLEXIBILIDADE E ESPONTANEIDADE ORGANÍSMICA, É CAPAZ DE SE ENTREGAR COMPLETAMENTE AO FLUXO DE SUAS SENSAÇÕES PRAZEIROSAS E DESCARREGAR COMPLETAMENTE SEU NÍVEL DE EXCITAÇÃO EM MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS.
ESSA CAPACIDADE REGULA O FLUXO ENERGÉTICO DO ORGANISMO E É ÍNDICE DE SAÚDE FÍSICA E MENTAL.


A COURAÇA DECORRE DA PRIMEIRA INFÂNCIA, DOS MESMOS OBJETIVOS E RAZÕES AOS QUAIS A RESISTÊNCIA DE CARÁTER ESTÁ RELACIONADA NA SITUAÇÃO PRESENTE.
AS SITUAÇÕES QUE PARECEM SURGIR POR ACASO, MAS QUE NA VERDADE SÃO REPRODUZIDAS PELA RESISTÊNCIA DO CARÁTER, SÃO RÉPLICAS EXATAS DAS SITUAÇÕES DE VIDAS ANTERIORES OU DA INFÂNCIA ATUAL. NESTE CASO O ELEMENTO INFÂNTIL É INCORPORADO E CONTINUA INCONSCIENTEMENTE A ATUAR, ASSIM COMO FAZ NO SINTOMA DO CARÁTER NEURÓTICO.
ISSO EXPLICA PORQUE O AFROUXAMENTO DA ESTRUTURA DO INDIVÍDUO E SUAS COURAÇAS MUSCULARES NA TERAPIA BIOENERGÉTICA DE ALONGAMENTO CORPORAL PODE FORNECER UMA APROXÍMAÇÃO SEGURA E DIRETA DO CONSULTANTE COM SEUS CONFLITOS  INCONSCIENTES INTERNOS.
NA TERAPIA DE ALONGAMENTO BIOENERGÉTICO AS COURAÇAS DE CARÁTER SÃO TRABALHADAS COM EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO E RESPIRAÇÃO CORRETA AO MESMO TEMPO EM QUE O PSICOTERAPÊUTA ESTIMULA REGIÕES ENERGÉTICAS QUE ARMAZENAM BLOQUEIOS DE ENERGIA, COMO FONTES GERADORAS DE PROCESSOS DOLOROSOS CORPORAIS OU PSICOTRAUMÁTICOS QUE INTERFEREM NO LIVRE FLUXO DE VIDA E SAÚDE DO MESMO.
COM AS TÉCNICAS O CONSULTANTE É LEVADO A LIBERAÇÃO DE TRAUMAS, DORES CRÔNICAS GERADAS POR ESTE PROCESSO MENTAL PATOLÓGICO E MUITAS VEZES À LEMBRANÇAS GUARDADAS NO SUBCONSCIENTE, AS QUAIS TEM VALOR INESTIMÁVEL PARA O PROGRESSO DO TRATAMENTO.





ENERGÉTICAMENTE FALANDO, É ASSIM, COM ESTA ARMADURA QUE O CONSULTANTE CHEGA PARA O INÍCIO DO PROCESSO DE LIBERTAÇÃO DE TRAUMAS, DORES CRÔNICAS SEM DIAGNÓSTICO E MEDOS.












Nenhum comentário:

Postar um comentário