terça-feira, 22 de março de 2011

Reflexoterapia Podal.



Nossos pés...
Nenhum outro órgão sensitivo consegue tocar o mundo ao seu redor,  sentí-lo, percorrê-lo e manipulá-lo, como os pés e as mãos.” 
 A reflexologia nasceu na China há cerca de 5.000 anos. Ela foi provavelmente praticada por vários povos, entre os quais os egípcios.



Efeitos que um bloqueio de energia pode causar:

O tratamento através da reflexologia baseia - se na idéia de que o corpo contém uma forma natural de energia, a qual quando flui livremente, auxília a manter um estado de saúde equilibrado no corpo humano, efetuando o trabalho natural de auto - cura.
Em um ser saudável, esta energia é dinâmica e equilibra - se de modo a ir de encontro com as necessidades da pessoa, mas infelizmente este estado de equilíbrio pode ser facilmente alterado, dando origem a muitos sintomas patológicos.
Os fatores que podem ocasionar efeitos negativos na corrente de energia incluem muito o estilo de vida que o indivíduo leva.
A reflexologia é uma verdadeira terapia complementar com a qual os terapêutas tratam indivíduos que estão em tratamento tradicional e medicações alopáticas. Contudo, existem algumas doenças nas quais o tratamento deverá apenas ser efetuado por profissionais muito experientes e informados sobre a situação do consultante em questão.


A Diferença entre os Pés:




Enquanto muitas partes do corpo são representadas em ambos os pés, alguns pontos reflexos de alguns órgãos somente são encontrados em um deles, o que significa que tem de haver alguma diferença na forma como cada um dos pés deve ser tratado.
Algumas partes importantes que não estão representadas em ambos os pés incluem o fígado, visícula biliar e o cólon ascendente, os quais encontram - se situados no pé direito.
O coração, o baço, reto e os cólons transverso, descendente e sigmóide estão localizados no pé esquerdo. Portanto se um indivíduo tem problemas que indicam um bloqueio em uma região do corpo relacionada com esta área específica de um dos pés, tal como o baço, esta área poderá ser tratado no pé ao qual se refere.


Medicações e Reflexologia Podal e Palmar:




A reflexologia supostamente acelera o rítmo e a produção de excreções do organismo e como tal pode interferir com a ação de medicamentos receitados pelo médico tradicional. O terapêuta tem de ter consciência de que o tratamento pode interferir na reação do paciente em relação a medicação.



Gravidez e Reflexologia:

A reflexologia não é aconselhada para mulheres cuja gravidez seja de alto risco, ou se possui ameaça de aborto espontâneo. Também é desaconselhável durante o 1° trimestre de gestação.



Ossos, Articulações e a Terapia de Reflexologia:

A reflexologia não é aconselhada para pessoas que tenham osteoporose grave com perda de massa óssea.
Problemas como artrite ou gota que afetem as articulações poderão necessitar de precauções especiais, especialmente se estiverem inflamadas, inchadas ou doloridas.


Depósito de Cristais e Reflexoterapia:

Quando uma área se torna sensível à pressão, ou ocasionalmente quando o reflexologista percebe uma certa quantidade arenosa sob a pele do consultante, como se cristais estivessem instalados nesta região, isso revela a localização de determinados desequilíbrios que podem desde logo ser tratados.
Quanto maior a sensação cristalizada ou de sensibilidade que possa estar instalada, maior o desequilíbrio. Neste caso o reflexologista tentará desfazer estas acumulações e sensibilidades, restaurando a corrente de energia ao longo das zonas e melhorando a circulação sanguinea.
Um profissional da área da reflexologia com experiência será muito sensível à pequenos desequilíbrios e prescreverá o tratamento que melhor se enquadrará ao consultante em questão.


                                    Alguns dos sintomas que a Reflexologia trata:


 
Dores de Cabeça
Coluna
Vista Cansada
Para equilibrar a pressão
Nervo Ciático
Prisão de Ventre
Ansiedade
Labirintite
Tensão no ombros
Perna Inchada
Diabete
Digestão
Enxaqueca
Fadiga
Fígado
Gases
Hipertensão
Inflamação
Peso
Depressão
Cansaço


Contra-Indicações da Terapia de Reflexologia:

 Diabetes (especialmente se o paciente utilizar insulina)
 Gravidez
 Fraturas ou lesões
 Varizes expostas
 Pacientes cardíacos com marca passo
 Dermatites
 Casos  de trombose ( a massagem pode deslocar o coágulo sangüíneo)




Um comentário:

  1. Adorei seu blog,parabéns!!!
    Sou professora de educação infantil, porém esse ano resolvi abrir um leque para novas oportunidades em minha vida.
    Espero aprender com vc tb.
    bjs

    ResponderExcluir